10 coisas que um forte concorrente de cosplay deve ser muito bom

“Como participante experiente de cosplay e juiz local e internacionalmente, muitas vezes recebo perguntas sobre dicas de como ser um concorrente forte saudável.” – A.K. Wirru

Texto adaptado do site de A.K. WIRRU costumer, cosplayer, modelo e workshop a 10 anos, Sydney, Australia.

1 ESCOLHENDO UMA COMPETIÇÃO PARA ENTRAR

Este seria o primeiro passo para qualquer cosplay que pretenda ser um candidato sério, capaz de tirar o máximo proveito do que a concorrência tem para oferecer.

PRIMEIRAMENTE escolha a competição
Pense nisso como fazer um exame. É mais fácil se preparar para um exame se você sabe que exame está fazendo em primeiro lugar … certo?

QUANDO é a competição?
Dê a si mesmo uma linha do tempo razoável para evitar pânicos de última hora e número desagradável de ninjas … (você vai ficar de olho em todos os lados, mas não há mal algum em TENTAR mantê-los no mínimo. Dormir é ótimo.)

O que é a competição?
LEIA AS REGRAS. ENCONTRE OS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO.

Com base nas informações, você pode escolher uma competição em que você se sairia bem ou em um local em que possa experimentar uma nova habilidade com segurança ou, em geral, saber o que é esperado da sua inscrição.

Qual é o prêmio?
É uma etapa do nacional para vaga em mundial? É uma viagem? É dinheiro? Ou você será dado um saco de figuras antigas? Isso pode ser um grande motivador ou um bom indicador de quanto esforço / pouco você estaria disposto a investir.
Ou você é apenas um competidor em série que quer apenas coletar todos os títulos disponíveis !?… então ignore o prêmio e dê 9000% em qualquer competição que você escolher.

2 ESCOLHENDO UM COSPLAY PARA A COMPETIÇÃO

Escolha o personagem que você gosta. Escolha uma fantasia que você acha legal. Escolha um projeto que você não se importaria de ir para as profundezas do inferno. Escolha as técnicas que você pode aproveitar entre as 3h e as 5h da manhã. Escolha entre uma série da qual você não acha que é capaz de ficar doente.

Porque o que você escolher … vai se tornar dor.

Atender aos critérios de concorrência:

Escolha um traje que possa preencher os critérios de julgamento da competição.

Se for uma competição que exige uma apresentação, certifique-se de que é uma fantasia que você pode executar, expressar e MOVER. Você pode até optar por sacrificar alguma dificuldade de tamanho / complexidade / fantasia para conseguir isso.
Se for apenas uma competição artesanal (passarela) , você pode priorizar um traje impressionante e, ao contrário, sacrificar algum movimento.

Mas é importante lembrar que a capacidade de se movimentar e expressar pode se tornar um fator decisivo não declarado para muitos juízes, mesmo em competições somente de artesanato. Portanto, tente não sacrificar completamente o movimento e o conforto pelo impacto visual.

Atender a audiência / juízes:
Para o competitivo extra…

Impressione a multidão, porque a reação da multidão pode contribuir para as decisões dos juízes como um fator X. A multidão provavelmente não conseguirá ver sua fantasia de perto como os juízes. Torne seu traje tão visualmente impressionante no palco quanto possível, ou escolha um personagem que tenha o potencial de parecer incrível de longe.
Pesquise quem são os jurados e em que se especializam. Mas não é para você mudar o seu projeto apenas para eles, porque você estará tentando fazer uma fantasia que pareça incrível de perto, independentemente de quem eles sejam.
Isso é mais para você planejar como impressioná-los com seu trabalho.

with Lucky and Ardella on heckling MC

3 FAZENDO O SEU TRAJE

Obviamente… um concorrente forte em uma competição de fazer cosplay seria bom em fazer figurino certo? Mas há pouca verdade nisso.

Um traje de competição precisa ter boa aparência de 4 maneiras:
Lado de fora. Dentro. Longe. De perto.
O objetivo final é ser visualmente interessante de longe, satisfazendo de perto, terminando do lado de fora e limpo por dentro.

Então, ponha o seu MELHOR SKILL para a frente: a melhor maneira de fazer uma fantasia de qualidade é… fazer com que você saiba que você é BOM!
Um erro comum que os concorrentes ambiciosos cometem é centrarem a sua entrada em algo que normalmente não fazem ou usam uma técnica em que não são muito bons, na tentativa de se destacarem, mostrando o crescimento ou a originalidade dos juízes. Isso só funciona se um produto final de qualidade estiver conectado.

Cosplayers, como artistas, são encorajados a expandir seu conjunto de habilidades se aventurando fora de sua zona de conforto. Apenas tome cuidado com isso na competição, o figurino final é importante. É importante lembrar de não sacrificar sua zona de conforto por causa disso.
As chances são (especialmente em grandes competições com juízes convidados), nenhum dos juízes sabe como é seu trabalho habitual. Tudo o que eles veem é o que você mostra no dia. Então, não há problema em confiar nas habilidades que você é incrível e passou as idades dominando!

Isso não quer dizer “não experimentar coisas novas na concorrência”. É mais como “não ponha a sua especialidade apenas para ser diferente”.
Baseie seu traje em torno de suas melhores habilidades, elogie-o e estique-o com alguns pequenos componentes fora de sua zona de conforto.

with Team MEATSLUGS Keagan Rockley, Henchwench, Scrapshop Props, Piltover City Customs, Zalaria Cosplay, Astrokerrie, Clutterfiend and Vera Chimera

4 ESCREVER / PLANEJAR O SEU DESEMPENHO

Isso geralmente é uma parte muito negligenciada de uma competição de cosplay, porque nós já estamos morrendo de fazer as malditas fantasias.

Gaste tempo escrevendo e planejando a apresentação como se fosse uma parte do seu traje – se não mais importante!

Em competições de nível mais alto, onde todo mundo está no topo de seu jogo de habilidade, sua presença no palco se tornará um desempate. Crie a sua apresentação como ela decide a sua vitoria

Use seu tempo no palco para mostrar por que seu traje e seu personagem são ótimos. Em um apresentação, certifique-se de que sua história capta a atenção rapidamente e se desenvolve para um clímax e depois termina quando precisa.

Madman Nationals grand finalists 2014 Kirilee cosplay, Tessu and Nai, Asham Cosplay, Taffles and Miche

5 PREPARANDO-SE PARA O DIA DA COMPETIÇÃO

Aqui é onde nós tentamos chegar VIVOS ao dia de competição

GESTÃO de TEMPO

Eu sei que somos cosplayers e artistas, significa que algo em nossa constituição genética nos torna incapazes de administrar o tempo.
Veja como, pelo menos, tentar e minimizar a morte:

Defina um prazo pessoal para cada componente.
Por exemplo:

ÁUDIO DE VÍDEO: o mais rápido possível. De preferência, mais de um mês antes da data de submissão. A primeira coisa a ser completada de tudo – para que você possa ouvir a repetição e a PRÁTICA. Pratique muito. Pratique até que a música e as pistas sejam uma segunda natureza. Então você terá espaço para criar caracterização, confiança e presença.

TRAJE: Todos os itens essenciais concluídos uma semana ou duas antes do prazo. Deixe as duas últimas semanas antes do grande dia para um detalhamento opcional e ser extra.
Puxe todas as noites para o início do projeto. Então venha a noite anterior, qualquer trabalho restante é opcional e pode ser abandonado para dormir.

PEÇAS DE PALCO: depende da apresentação. Se a peça de palco é uma peça central funcional que contribui para o clímax da história … Faça isso junto com o arquivo de skit para que você possa praticar. Se são algumas decorações de palco inanimadas para definir uma cena … você pode dar uma prioridade menor.

PORTFÓLIO: algumas competições exigem extensas submissões on-line. Adicione a sua pasta após cada sessão de elaboração que vale a pena como um diário. Isso evita que você tenha que mexer em seu computador na noite de submissão, quando você pode estar clicando em enviar.

Carteira física opcional: Alguns organizadores da competição imprimem cópias físicas de seus aplicativos online para os juízes. Mas não faz mal se organizar também no seu lado. Isso não só faz você parecer e se sentir preparado, mas pode ajudá-lo a lembrar o que dizer aos juízes também.

6 FALANDO SOBRE O SEU TRABALHO DURO

A maioria das competições que se levam a sério terão essa coisa temida chamada “VIRA VIRA”, que é uma maneira elegante de dizer “INTERROGAÇÃO NUMA SALA, ONDE ESTRANHOS DEVEM FICAR NERVOSAMENTE CONCENTRADOS NO SEU TRABALHO”.

Vira Vira – quero dizer – o pré-julgamento pode variar de um minuto a 5 minutos, dependendo da competição.

Isso não é longo. Especialmente se você trabalhou tão duro por essa coisa e tem apenas alguns minutos para expressar tudo. Ficará ainda mais curto no dia se você não souber o que dizer!

Então, prepare e pratique sua conversa pré-julgadora. Como se fosse um esquete.
Pense nisso como um discurso de vendas:

  • Quais são as características do seu traje que o destacam?
  • Quais são as características do seu traje que o destacam?
  • Quais são as técnicas que você usou para criar a fantasia e por quê?
  • Por que isso é tão impressionante?
  • Como as técnicas que você escolheu contribuíram para sua fantasia final?
  • Há alguma história interessante por trás de alguma das partes?

Aqui é onde pesquisar seus juízes pode ser muito útil também!
Apelar para os juízes que estão familiarizados com os métodos que você está usando e fazê-los simpatizar com seus esforços. Ao mesmo tempo, tente flexionar um pouco (não muito, flexione muito) e faça o que você fez de REALMENTE interessante para alguém que não conhece seu ofício.

Tente evitar gastar muito tempo falando sobre o produto final, mas mais tempo no processo e intenções por trás do produto final.
por exemplo. A maioria dos juízes pode ver quando um traje se encaixa bem e tem bainhas limpas e é bem pintado. Então, ao invés de perder tempo dizendo a eles que é legal, diga-lhes como você fez isso ser tão legal.

7 SUBINDO NO PALCO

O desempenho no palco é muitas vezes um desempate nas competições, seja o desempenho uma parte dos critérios.

Para apresentações:
Pratique incessantemente. Pratique até o ponto em que você não precisa se concentrar para ouvir pistas da música. Em seguida, pense em poses que você pode atingir enquanto executa e em ângulos que farão com que você e sua roupa fiquem ótimos para o público.

Para desfiles:
Pense em suas poses de antemão para que você possa simplesmente trabalhar quando chegar lá sem ter que pensar o que fazer em seguida no local! Tente manter cada pose ainda por algumas contagens antes de passar para a próxima, para que você possa fotografar bem.

Celebrating my global 2nd place with Alchemical Cosplay, the 2018 GLOBAL CROWN CHAMPION at C2E2… this bitch beat me at my absolute top condition. Damn her with love

8 APRESSANDO ACONTECIMENTOS INESPERADOS

Obviamente prepare seu plano Bs e planeje Cs. Pense no que poderia dar errado com seu traje e adereços. Planeje como eles podem ser consertados em um local do evento. Então traga os suprimentos com você.

Por mais que tentemos nos preparar para tudo, a merda pode e vai acontecer no dia que está totalmente fora do nosso controle.

Tente respirar e priorizar sua energia de estresse.
Botão aleatório cai? EH! Deixar. Ninguém se importa. Você não deveria também.
Um dedo do pé é lascado da sua armadura? EH! Deixar! As pessoas vão entender.
Um suporte é quebrado em um milhão de pedaços? Ok estresse aqui. Mas não é o fim do mundo. Suba lá sem o seu adereço como se você não quisesse tê-lo. Faça de conta até dar certo.
Você entendeu a ideia.

No final do dia, eles dizem “o show deve continuar” … e o show vai continuar com ou sem você. Então faça o melhor que puder com o que você tem naquele momento. Ao mesmo tempo, fazer o que você pode é tudo que você pode fazer. Não se preocupe com todas as coisas que você não pode controlar.

Além disso, a melhor coisa sobre o cosplay é que você está no comando do que você deveria ser de qualquer maneira … então, se você precisar, APENAS LIDE COM ISSO

9 AMIZADES / APOIO

with Hayley Elise, AstroKerrie and JuszCosplay

Seja agradável um ao outro

Todos nós ouvimos a frase “Para ganhar, não para fazer amigos”.
MAS. PORQUE. NÃO.A. PORRA. DE. AMBOS?
Parece quase ilógico que em uma competição que envolve ser amada (mesmo que seja apenas o que você está vestindo) que alguém abandonaria a opção de fazer amigos…
Além disso, todo mundo está estressado. Quem precisa de mais negatividade?
Faça alguns malditos amigos! Estresse em torno de amigos é melhor do que estresse em torno de pessoas que te odeiam … qualquer dia do milênio.

Levante e Ajude o Colega, não coloque os outros abaixo:
Seu objetivo em qualquer coisa competitiva deve ser sobre ser o melhor sendo melhor que o resto, e nunca sobre ser o melhor fazendo os outros piores.

Concorrência saudável é quando todos os envolvidos envidam seus melhores esforços e encorajam outros a fazê-lo. Dispensar o trabalho dos outros não faz bem a ninguém. Se você quer ganhar, apenas eleve seus padrões – deixe os outros serem. Além disso, você não preferiria fazer parte de um show incrível em que todo mundo fosse incrível, do que ganhar uma competição onde todo mundo sugou e você acabou chupando menos? Qual deles vale mais a pena? Qual deles é mais credível como uma vitória?

O poder da amizade (com os juízes) … não é realmente tudo isso:
Com qualquer competição, vão falar de julgamento tendencioso, vem as teorias de conspiração sobre vencedores vencedores porque eles são amigos dos juízes.

A realidade da maioria dos círculos de competição (palavra-chave: a maioria) é que eles são pequenos o suficiente para que, uma vez que você tenha competido algumas vezes, os rostos comecem a se familiarizar. E enquanto você não é um trabalho desagradável, rostos familiares naturalmente se tornam amigos. Com o tempo, o círculo de competição se torna um círculo de amizade. Então, quando você às vezes percebe que os vencedores das competições estão saindo do mesmo grupo de amigos … é mais o resultado de as pessoas se tornarem amigas nos bastidores e não a causa das pessoas vencerem.

O poder da amizade (com os juízes) … é realmente uma merda:
As pessoas podem fantasiar tudo o que querem sobre como o conhecimento dos juízes pode, de alguma forma, aumentar suas chances de ganhar competições. Mas pergunte a qualquer concorrente experiente e você descobrirá que isso realmente é mais difícil.
Imagine ser interrogado – quero dizer – julgado por alguém que conhece você, seus defeitos, seus atalhos, seu encobrimento revelador, suas fraquezas e todas as suas técnicas que você está tentando vender como ouro incrível, mas eles sabem que você está cheio de merda e pode fazer isso em seu sono.

Ser rivais não significa que você não pode ser amigo. Estar lá para ganhar não significa que você não pode aproveitar o dia. Ter um prêmio na linha não significa que você tenha que afastar as pessoas.

10 APRENDENDO COM OS RESULTADOS

É claro que ganhar é ótimo, mas apesar do que todo o hype da competição pode nos fazer pensar, a realidade de qualquer competição julgada é que nunca é um indicador absoluto de “quem é o melhor”. Nunca foi. Nunca irá. Não é um desporto de bola ou uma corrida de pista onde o nosso trabalho pode ser medido.
É simplesmente “quem, daqueles que se embolaram naquele dia, conseguiu vender suas merdas para três pessoas atrás de uma mesa mais do que o dia?”.

A coisa mais contraproducente que um cosplayer pode fazer para agarrar-se a um resultado de competição – seja amargurar uma perda ou deixar uma vitória chegar à cabeça.

Se você não ganhar, não há problema em se sentir mal, mas não perca a derrota se pensar nela. Use-o porque é a melhor chance de crescer. Descubra onde você fez bem e onde você ficou aquém para que você possa voltar melhor e mais forte.

E se você ganhar, não há problema em comemorar, mas acabou assim que você deixar a vitória fazer você pensar que seu trabalho acabou. O trabalho nunca é feito. Há sempre um lugar mais alto para alcançar, e há sempre pessoas se aproximando. Não viva no passado.

Ganhando ou não… Continue seguindo em frente.
A maior e mais inegável vitória que você pode ter é uma vitória contra você mesmo!

Texto original AQUI

Post criado 35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo